SOCIOLOGIA

(Eu realmente amo essa capa com os três grandes ícones mundiais da sociologia. Ficou show, né? Curti. ~ momento leonino ~)

Vou começar a falar de sociologia falando de história.

Uma das maiores discussões que existem dentro do meio acadêmico nos cursos de História é sobre os limites da sociologia e da história. Ou seja, o que realmente separa estas duas coisas como disciplina? Esse é um debate sem consenso, mas que sempre produz bons frutos.

A minha posição aqui alinha-se com a corrente que simplesmente não vê uma possibilidade de separação total entre sociologia e história como disciplinas autônomas.

Pensa comigo.

Elas tem o mesmo objeto: O homem no tempo. Tudo bem que a sociologia é mais o homem e a história mais o tempo, mas é como se fossem duas partes de um todo, elas se complementam. Esse todo nos será muito útil, porque ajuda a construir uma visão mais abrangente acerca dos assuntos que aqui trataremos.

Eu sou da história, e não da sociologia.

Obviamente não há nada de errado com isso, entretanto, isso implica que a minha visão sobre estas questões sempre irá cair muito mais pro lado da história que da sociologia. Portanto, a visão que tenho aqui é de que a sociologia é um braço auxiliar da história. Isto não deixa de ser verdade, mas também não é uma verdade absoluta, entenda.

É por isso que eu comecei a falar de sociologia falando de história.


Se você está aqui, ou é meu aluno procurando as aulas um dia antes da prova (e pra vocês já digo, é melhor começar a rezar), ou realmente tem interesse em saber sobre cinema. Fique à vontade para esmiuçar tudo o que precisar, para compartilhar esse conhecimento, para se apropriar dele, para copiar… Só coloque os créditos se for possível :).

Antes de começar, um aviso (supondo que você leu até aqui, claro). Isso aqui não é Wikipédia. Não tem como competir contra a Wikipédia, sério. A Wikipédia é gigante. A Wikipédia é magnífica. A Wikipédia é imensa. Então se você tá procurando uma Wikipédia, oras, vai até a própria Wikipédia e depois volta aqui (por favor, nunca te pedi nada), afinal, o conhecimento é uma visão e se você quer saber a minha é só ver as aulas. (Falei Wikipédia muitas vezes, não? Foi mal.)

Em caso de dúvida, chega lá na minha página do Facebook, me manda uma mensagem que a gente tira essa dúvida rapidinho, beleza?

Se liga aí e bom aprendizado!


Qual Objeto da Sociologia?

Como Surgiu a Sociologia?

Estratificação e Mobilidade Social

Émile Durkheim

Karl Marx

Max Weber

Tipos Ideais de Dominação Legítima

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

O Capitalismo no Século XX

Evolucionismo

Funcionalismo e Estruturalismo

Ideologia e Cultura

Indústria Cultural

Cultura e Identidade

Esferas Culturais: O Popular, O Erudito e o Patrimônio

Mídia e Poder

Preconceitos e Intolerâncias

A Sociologia no Brasil: A Década de 1930

A Sociologia no Brasil: Caio Prado Júnior

O Que é Cidadania?

Direitos Sociais e Direitos Políticos

Direitos Civis e Direitos Humanos

Pobreza e Desigualdade Social

Violência e Segurança Pública

Estado de Bem-estar Social e Desenvolvimento

O Mundo Globalizado

Os Paradoxos Humanos da Globalização

Estado de Natureza e Contratualismo: Thomas Hobbes

Estado de Natureza e Contratualismo: Jean-Jacques Rousseau e John Locke

Povo, Estado e Nação

Política Internacional e Política Externa

Ordem Internacional: Da Guerra Fria à Nova Ordem Mundial

Democracia

Autoritarismo

Anúncios