FILOSOFIA

Ser ou não ser, eis a questão.

Embora esta frase não seja de um filósofo, mas sim de um escritor – William Shakespeare –, acredito que ela resuma com precisão o papel da filosofia e de como nós abordaremos essa disciplina aqui.

Como já disse na página de Sociologia, eu sou da História, e não da filosofia. Então, logicamente, a perspectiva e a ênfase que darei para as aulas de Filosofia se voltarão muito mais para uma análise histórica dos filósofos e de suas ideias, do que uma reflexão sobre seus conceitos.

Vamos explicar melhor essa joça.

Utilizando meu exemplo lá de cima, o que quero dizer é: não será prioridade aqui refletir se de fato é melhor ser, ou não ser. A nossa prioridade será entender o lugar dessa frase dentro da obra de William Shakespeare e o que ele quis dizer com ela, como essa frase repercutiu na época em que foi enunciada e, finalmente, porque essa frase representa não só Shakespeare, mas a época em que ele viveu.

Este processo é conhecido como historicização. Esse palavrão – o qual ou provavelmente escrevi errado, ou inventei – quer dizer: pensar algo de maneira histórica, como um objeto que é, em sua essência, histórico. É isso que vamos fazer com a Filosofia aqui. Como consequência, a filosofia nos ajudará a refletir sobre nossa própria história – a que se passou e a que estamos escrevendo agora.


Se você está aqui, ou é meu aluno procurando as aulas um dia antes da prova (e pra vocês já digo, é melhor começar a rezar), ou realmente tem interesse em saber sobre cinema. Fique à vontade para esmiuçar tudo o que precisar, para compartilhar esse conhecimento, para se apropriar dele, para copiar… Só coloque os créditos se for possível :).

Antes de começar, um aviso (supondo que você leu até aqui, claro). Isso aqui não é Wikipédia. Não tem como competir contra a Wikipédia, sério. A Wikipédia é gigante. A Wikipédia é magnífica. A Wikipédia é imensa. Então se você tá procurando uma Wikipédia, oras, vai até a própria Wikipédia e depois volta aqui (por favor, nunca te pedi nada), afinal, o conhecimento é uma visão e se você quer saber a minha é só ver as aulas. (Falei Wikipédia muitas vezes, não? Foi mal.)

Em caso de dúvida, chega lá na minha página do Facebook, me manda uma mensagem que a gente tira essa dúvida rapidinho, beleza?

Se liga aí e bom aprendizado!


O Que É Filosofia?

O Pensamento Mítico Grego

O Nascimento da Filosofia

Natureza e Cultura: O Agir Humano e o Comportamento Animal

A Filosofia Pré-Socrática

Sócrates vs. Sofistas: Debates sobre a Verdade

Platão e o Mundo das Ideias

Aristóteles e a Metafísica

A Ética e a Política na Antiguidade

Filosofia Medieval – Patrística

Filosofia Medieval – Escolástica

Os Valores e o Dever na Era Medieval

Nicolau Maquiavel e o Realismo Político

O Pensamento Científico até Galileu Galilei

A Metafísica da Modernidade – Filosofia Moderna

A Questão do Método

Organização dos Estados Nacionais e Reforma Protestante

Racionalismo e Empirismo

A Filosofia Iluminista

Thomas Hobbes

Contratualismo – Jean-Jacques Rousseau e John Locke

Montesquieu

Política Brasileira: Quem Faz o Quê?

A Filosofia Moral do Utilitarismo

Immanuel Kant

Georg W. F. Hegel: A Dialética

Adam Smith

Marx e o Materialismo Dialético

Friedrich Nietzsche: Niilismo, Genealogia e o Super-Homem

Adorno & Horkheimer

Walter Benjamin

Wittgenstein e a Filosofia da Linguagem

O Pensamento Científico: Thomas Kuhn

Moral, Ética e Valores

Anúncios