Cinema

As Partes que Compõem um Filme

Elementos Fundamentais

Argumento: De forma bem básica, o argumento é a ideia geral de uma história, sobre o que ela fala em sua trama principal. Um filme não existe sem antes uma ideia sobre ele.

Roteiro: O roteiro é a ferramenta técnica pela qual o roteirista (nem sempre quem teve a ideia pro argumento) irá desenvolver o argumento e transformá-lo em um filme. Escrever um roteiro é essencial, pois absolutamente todos os produtos audiovisuais são roteirizados. Pense que o roteiro é um manual (construído e reconstruído inúmeras vezes) no qual se basearão para fazer um filme. Embora existam regras bastante específicas para a criação de um roteiro, a única regra absoluta é a criatividade sem limites. Podemos, de forma generalista, entender os roteiros como lineares ou não-lineares.

– Roteiro Linear: Seguirá uma ordem de desenvolvimento narrativo-temporal com início/meio/fim. Esta estrutura básica também está presente em outras formas de arte como a literatura e o teatro.

– Roteiro Não-linear: Não seguirá a ordem de desenvolvimento narrativo-temporal e atenderá as ordens estipuladas pela ideia central do filme.

Produção: A tarefa da equipe de produção do filme é justamente a que consta no nome – auxiliar a produzir. Portanto, os produtores cuidam dos detalhes práticos do filme, tais como agendar lugares para filmagens, entrar em contato com os atores e tantas outras coisas que fazem da produção essencial ao filme. A produção irá auxiliar a realização de todas as gravações do filme.

Direção: O diretor é o responsável por pensar visualmente o roteiro e por dirigir toda a equipe de filmagem durante as gravações. Isso envolve muito mais do que sentar na cadeira e gritar ação!,  sendo o diretor responsável por pensar, coordenar e direcionar todo o andamento prático e técnico do filme.

Montagem: As cenas que vemos nos filmes não são filmadas na ordem em que vemos. É tarefa do montador (ou editor) montar (ou editar) as cenas em apenas um único filme de uma forma que elas façam sentido. É nessa hora que é construído o ritmo temporal do que vemos na tela. Pode ocorrer de durante o processo de montagem o roteiro original sofrer alterações por conta da criatividade do montador.

Pense bem: Uma cena de ação, luta, tiro e explosão, seria a mesma coisa se ela fosse lenta?

Cinematografia: É todo o cânone artístico e científico da fotografia, só que aplicados ao cinema. Devemos levar em consideração que um filme é uma sequência de várias fotografias e, dessa forma, simulam o movimento. Por isso, cinematografia corriqueiramente também é chamado de fotografia, embora ultimamente cada vez mais a noção de cinematografia esteja sendo preferida. A cinematografia irá incluir tanto os profissionais de fotografia quanto a direção de arte, portanto, vamos por partes.

  • Fotografia: O diretor de fotografia e sua equipe são responsáveis pelos procedimentos técnicos da filmagem, ou seja que câmeras usar, quais lentes usar, quando usar, qual equipamento mais adequado pra cada cenário e, principalmente, as condições de luz nas quais as cenas serão filmadas. Isto pode envolver apenas aspectos de perfeição técnica ou pode envolver critérios poéticos. Ou seja, a fotografia pode ser usada dramaticamente no filme para passar ou reforçar uma mensagem do próprio filme.
  • Direção de Arte/Design de Produção: Dentro do filme, os cenários que nós vemos, o figurino dos personagens, a maquiagem dos personagens, tudo o que artisticamente constrói aquele universo do filme no qual ficamos imersos é construído pela Direção de Arte e sua equipe. Normalmente, a direção de arte constrói visualmente um universo harmônico que acrescenta sentidos à narrativa do filme. Veja um exemplo:

Efeitos Visuais: Os efeitos visuais são efeitos reproduzidos diante da câmera que normalmente não aconteceriam, como explosões, incêndios e outros efeitos diversos.

  • Dois Tipos: Os efeitos visuais podem ser físicos, ou seja, realizados na hora das filmagens, ou podem ser gráficos, realizados após às filmagens com suporte de edição computadorizada.
anNoBvE_460sa.gif
Cenas de efeitos especiais computadorizadas durante as gravações do filme Capitão América III: Guerra Civil.
  • Colorista: O colorista é o profissional encarregado de pegar as filmagens brutas, ou seja, recém-filmadas e editá-las realçando determinadas cores de acordo com a necessidade do filme. Essa edição geralmente sempre dá aquele tom “cinematográfico” que estamos habituados. Veja a importância dos coloristas:

Trilha Sonora: Quando o cinema foi inventado ele não tinha falas, era mudo. Entretanto, desde seu surgimento a música sempre esteve vinculada às exibições em salas de cinema. Era comum assistir um filme com alguns músicos ou até uma orquestra inteira. O papel da música é fundamental no cinema porque por muitas vezes a música ajuda a intensificar os momentos do filme. Hoje em dia com a evolução da tecnologia, a Trilha Sonora pode ser definida como a composição sonora de um filme. Isto envolve tanto as músicas que participam do filme quanto os sons compostos para intensificar o clima de algumas cenas. Então vamos distinguir:

  • Trilha Sonora Original: É a trilha sonora composta para interagir com o desenvolvimento imagético/narrativo do filme. Geralmente é uma trilha sonora instrumental e não tem letras. (Assista o vídeo abaixo legendado).
  • Trilha Sonora (Soundtrack): Geralmente músicas são escolhidas para compor a trilha sonora de um filme por representarem certas características do filme – a personalidade de um dos personagens, o romance entre personagens, etc.
  • Canção Original: É uma música que é composta especificamente para o filme, diferentemente de outras músicas que já existem e são apenas escolhidas para realçar o filme. Um bom e tradicional exemplo são as canções originais da franquia 007 que tem o costume de sempre abrir a história de seus filmes com canções originais.

As Principais Premiações Cinematográficas

  1. Alemanha: Urso de Ouro
  2. Brasil: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (principal premiação), Kikito – Festival de Gramado (2ª principal premiação), Troféu Redentor – Festival do Rio, Prêmios da Mostra Internacional (São Paulo).
  3. Canadá: Golden Maple BRAFFTV.
  4. Estados Unidos: Principais – [Oscar (Academy Awards), Framboesa de Ouro, Globo de Ouro, Sundance.]. Populares – [MTV Movie Awards, Teen Choice Awards.]. Para Séries & Outros – [Grammy, Emmy, Spike Video Game Awards.].
  5. França: César, Palma de Ouro.
  6. Hong Kong: Asian Film Awards.
  7. Itália: David, Leão de Ouro.
  8. Japão: Prêmios da Academia Japonesa de Cinema.
  9. Portugal: Fantasporto, Prémios Áquila, Festroia (Golfinho de Ouro)
  10. Reino Unido: BAFTA

CONTEÚDO COMPLEMENTAR

  1. Os 100 maiores enquadramentos do Cinema.
  2. Por que a música é central nos filmes de Lynch?
  3. The Winds of Winter: como contar uma história com música.
  4. Como as paletas de cores determinam o clima do filme.
  5. Acerte o filme pela cor!
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s