História Geral

Primeira Guerra Mundial – Vencedores e Perdedores

Os derrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições. A Alemanha teve seu exército reduzido, sua indústria bélica controlada, perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. O Tratado de Versalhes teve repercussões na Alemanha, influenciando o início da Segunda Guerra Mundial. A guerra gerou aproximadamente 10 milhões de mortos, o triplo de feridos, arrasou campos agrícolas, destruiu indústrias, além de gerar grandes prejuízos econômicos.

Revanche dos Vencedores

Woodrow Wilson, presidente dos EUA, queria uma relação diplomática pacífica para redefinir os principais conflitos que levaram à guerra, com seus 14 Pontos de Wilson: Resolução dos conflitos que originaram a primeira guerra, como o pan-eslavismo, a Alsácia e Lorena restituídas à França, etc.

Loyd George da Grã-Bretanha queria extrair da Alemanha uma gorda indenização pela guerra, desmembrando o território alemão.

Orlando, da Itália, abandonou as conferências por não conseguir para a Itália o que havia sido prometido pelos Aliados, embarreirado por Wilson.

Em Paris no ano de 1919, foi assinado o Tratado de Versalhes onde os países Aliados vencedores culparam a Alemanha por toda a guerra.

O Tratado de Versalhes & A Culpa Alemã

  • Redefinição do mapa político da Europa: Restituição da Alsácia e Lorena, desanexação da Bélgica, Dinamarca, Tchecoslováquia e Polônia do antigo Império Alemão e proibição da união à Áustria.
  • Criação da Liga das Nações.

– Liga das Nações: Seria um órgão internacional com sede em Genebra e teria a função de manter a paz mundial e evitar os conflitos. Esse acordo, contudo, em vez de promover a paz e afastar definitivamente as guerras da Europa, alimentou o ódio alemão e a busca pela revanche.

  • Supressão do militarismo alemão para além do “necessário” .
  • Pagamento de uma pesada indenização (Aproximadamente 400 bilhões de Marcos em 1921) aos aliados.
  • Concessão de recursos econômicos de regiões ricas aos aliados e perda das colônias.

Foi Justo o Tratado de Versalhes?

  1. A Alemanha que já não tinha tantas colônias quanto os países que fizeram a partilha da África tinham, foi obrigada a ceder suas colônias.
  2. A “Culpa Alemã” pela Primeira Guerra Mundial foi atribuída pelos países que ganharam a guerra somente à Alemanha, esquecendo-se do Império Austro-Húngaro (dissolvido pelo tratado de Saint-German em) e do Império Turco.
  3. A Indenização pela reparação da guerra deixou a Alemanha numa crise econômica sem precedentes, que só aumentava e colocava mais pessoas na miséria. Ninguém reparou os estragos da guerra na Alemanha.
  4. O Tratado de Versalhes foi uma punição justa pela real culpa alemã na guerra ou foi uma punição excessiva à Alemanha para impedir seu crescimento econômico e ameaçar as hegemonias econômicas europeias?
Pós-Guerra.png
Mapa do Pós-Guerra na Europa.

CONTEÚDO COMPLEMENTAR

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s